CONSULTA PARA A ESCOLHA DA REITORIA DA UFRRJ - 2021 -2025.

Postado: 11/11/2020

O momento político que vivemos torna a Consulta Eleitoral para as Reitorias ainda mais importante, é com este grau de importância que devemos encarar a Consulta que se realizará nos dias 24 e 25 de novembro na UFRRJ.

Escolher os Dirigentes não pode ser um momento meramente tático de construção de vitória de uns sobre os outros ou a conquista de cargos. 
 
Trata-se de um processo político no qual a comunidade universitária deverá formar uma opinião clara a respeito dos desafios a enfrentar e livremente deliberar sobre qual e melhor estratégia para o futuro de nossa universidade, através do projeto escolhido.
 
A escolha por uma das Chapas para além de personalismo, corporativismo ou compromisso de amizade, deverá servir para proporcionar as mudanças almejadas  e o fortalecimento da defesa da universidade pública.
 
Enfrentamos uma difícil conjuntura com uma política de destruição dos serviços públicos imposta pelo Governo Bolsonaro, em que as Universidades são alvo deste projeto de destruição, principalmente diante deste contexto, cabe aos sindicatos o papel de defender os trabalhadores contra o fascismo, representado pelos partidos de direita ou de extrema direita. 
 
Portanto, se nestas eleições para Reitoria da UFRRJ tivéssemos uma chapa de direita ou de extrema direita e outra de esquerda, caberia ao sindicato defender o voto da categoria, na chapa de esquerda,pois ao não se posicionar e se omitir no papel que cabe ao dirigente de orientar a categoria,poderia  ser conivente com a vitória de uma Chapa que fosse contra os interesses dos trabalhadores. 
 
Em que Chapa votar? Qual orientação da Direção do SINTUR-RJ? 
 
Na avaliação da Direção do SINTUR-RJ, nesta eleição não existe uma polarização entre as Chapas, ou seja, não temos uma chapa de direita contra uma chapa de esquerda, não temos nenhuma chapa que em seu programa apresente qualquer defesa de propostas defendidas pelo Governo Bolsonaro, ou seja, nenhuma das chapas tem qualquer perfil de chapa de direita, isto não significa que não tenham diferenças a serem observadas e analisadas, portanto, avaliamos que neste caso, cabe a Direção do SINTUR-RJ orientar que a categoria avalie as propostas divulgadas, participe de todos os debates e reuniões, busque informações sobre os membros das chapas, faça comparações e avaliações criteriosas, avalie qual Chapa melhor se apresenta para cumprir o papel democrático de defender os interesses da comunidade universitária  e principalmente, vote consciente que os desafios para qualquer Dirigente será muito difícil na atual conjuntura, e precisaremos de muita unidade para seguir defendendo a universidade pública, gratuita, laica e de qualidade.
 
A Direção do SINTUR-RJ assume o compromisso de defender que a chapa empossada seja a Chapa escolhida democraticamente pela Comunidade Universitária através da consulta virtual realizada  pelo SINTUR-RJ, ADUR-RJ e DCE UFRRJ. E seguiremos firme na cobrança de respeito e valorização dos TAES, sem qualquer atrelamento político a Chapa Eleita, sem qualquer ilusão, pois é preciso entender que para qualquer uma das chapas a ser eleita vamos precisar, todos os  TAES, seguir resistindo, lutando por valorização e respeito, dentro e fora da universidade. 
 
NÃO DEIXE QUE DECIDAM POR VOCÊ! NOS DIAS 24 e 25 de NOVEMBRO, VOTE! 
 
Direção Colegiada do SINTUR-RJ

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS