ASSEMBLEIA VIRTUAL

Postado: 09/06/2020

Em  Assembleia Virtual realizada no dia 02/06/2020, a categoria aprovou além do dia de luta, encaminhamentos sobre os seguintes pontos:
 
✔ CORTE DOS ADICIONAIS OCUPACIONAIS E VALE TRANSPORTE e TRABALHO REMOTO 
 
Para preservarmos nossas vidas e a dos outros, fomos “obrigados“ a ficar em casa.  Mas isto não nos impediu que com competência desempenhássemos nossas atribuições através do trabalho remoto, mantendo a universidade ativa. 
 
Diante disto, o que a categoria esperava receber dos Gestores da Universidade UFRRJ, é ter um espaço para diálogo, valorização e respeito, mas a avaliação realizada na assembleia, aponta para uma ausência total de diálogo, o que resulta em imposição e desrespeito por parte do Reitor e da Pró Reitoria de Gestão de Pessoas.
 
Na busca do diálogo que valorize nossa categoria, aprovamos:
 
– Que assim como a UFRJ, que possamos dialogar, antes de implementar qualquer corte de adicionais ocupacionais durante a Pandemia.
 
– Que possamos ter espaço para dialogar, com a participação de professores e estudantes, antes da implementação de qualquer Orientação ou Instrução Normativa do Governo Bolsonaro.
 
– Solicitamos ter conhecimento de quantos técnico-administrativos ficaram, com a implementação da IN28, sem insalubridade? Periculosidade? Vale transporte?
 
– Apresentaremos um questionário dos técnico-administrativos que expresse a realidade que a categoria está passando, com aumento na conta de luz, gasto com internet, depreciação dos equipamentos de informática (computador,  impressora,   tinta para impressora) e todas as dificuldades estruturais para garantir a tecnologia para a execução do trabalho remoto, tendo como parâmetro o questionário dos professores e que este questionário e os encaminhamentos resultantes dele, sejam respeitados e discutidos, assim como devem ser respeitado e não penalizados os servidores que tenham dificuldades com a internet e não consigam cumprir os prazos estabelecidos.
 
– Apresentarmos ao Conselho Universitário a necessidade de fazermos urgentemente um diálogo na busca de garantir a não retirada dos adicionais ocupacionais e as questões que envolvem o trabalho remoto, afim de tornar nossa vida funcional, menos difícil neste momento de Pandemia. Técnico-Administrativos que por já representarem a categoria no Conselho Universitário, CEPE, CONSUNIS,  CIS (Comissão Interna de Supervisão da Carreira), COPEA, DMSA, COTIC, CONCUR, aberto aos técnico- administrativos que ainda não estão representados,  foram os indicados pela assembléia para buscar a inclusão de professores e estudantes, no Conselho, para  garantir ampliação deste grupo da forma mais democrática  possível, a fim de contribuir para essa discussão.
 
A assembleia aprovou o Dia 23 de JUNHO, (terça-feira), como DIA DE LUTA DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS, DA UFRRJ, PELA VALORIZAÇÃO E RESPEITO A CATEGORIA. 
Será um dia OFF-LINE.
 
Teremos uma ampla divulgação de organização para este dia.
– Aprovamos também uma Moção de Repúdio aos comerciais da FIESP que atacam os servidores  defendendo congelamento de seus salários.
 
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
 
Avaliamos que por sermos uma universidade plural em que o número de alunos carentes é uma realidade, muitos destes serão prejudicados. Apesar do questionário ter o objetivo de entender e responder a estas desigualdades, entendemos ser insuficiente para garantir as mesmas condições, por que as diferenças vão muito além de garantir aparelhos para uso da tecnologia, essas diferenças que a sociedade impõem a classe pobre, que consegue chegar a universidade, serão ainda mais aprofundadas com o Ensino Remoto Emergencial. Mas como a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mais uma vez, sob a pressão do Governo Bolsonaro, um governo que tem como único objetivo destruir a Educação Pública, aceita fazer a discussão desta modalidade de Ensino e avança cada vez mais a discussão, com a formação de Grupos de Trabalho para construir propostas para implementação, a categoria entendeu ser importante participar destes grupos e ajudar na elaboração de propostas, sem desconsiderar nossa avaliação sobre o tema.
 
– Encaminhamos no dia 03/06/2020, através de ofício para Reitoria e Órgão Colegiado, os nomes de todos os técnico -administrativos que se dispuseram  na assembleia a participar dos 04(quatro) Grupos de Trabalho.
 
GT 1 – Modelos pedagógicos (alternância, semipresencial) – Coordenação Prof.ª Ana Cristina (Diretora IE) e PROGRAD
Representante Técnica-Administrativa, Camila da Silva Vaz Branco - ICSA /DEDH
 
GT 2 - Modelos tecnológicos e infraestrutura (demanda por provedores, redes inter e intranet) – Coordenação Profs. Robson Mariano (Diretor do ICE) e Roberto Rodrigues (PROPLADI, pró-reitor de planejamento)
Representante Técnica-Administrativa, Gilmara Lopes Baiano - PROPLADI / COTIC
 
GT 3 – Acesso e plataformas de ensino – Coordenação Profas. Patrícia (IM-UAB) e Marcia Plescht (PROEXT)
Representante Técnica-Administrativa,  Ana Carolina do Carmo Barboza - IM
 
GT 4 - Aulas presenciais ou semipresenciais e aulas práticas – Coordenação Prof.ª Miliane (Diretora IV) e PROGRAD
Representante Técnico-Administrativo,  Jeferson Moura Monteiro - IQ
 
ELEIÇÃO PARA REITOR
 
Diante de um governo que vem implementando uma política de intervenção nas Universidades e Institutos, substituindo ou desrespeitando o processo eleitoral democrático, impondo um Interventor, a categoria expressa sua preocupação quanto o futuro eleitoral para Reitor na UFRRJ.
 
Assembleia dos Técnico-Administrativos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS