DENÚNCIA

Postado: 11/05/2020

Recebemos uma informação de que servidores que atuam como fiscais das obras estavam colocando suas vidas e de sua família em risco, mesmo pertencendo ao grupo de risco, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), estes servidores estariam vindo para a Universidade para fiscalizar as Obras em andamento.

Como, por diversas vezes, nesta Universidade vimos obras serem suspensas por diversos motivos, buscamos o diálogo com a Administração Central, enviando um ofício para o Reitor, com cópia para o Pró-Reitor da PROPLADI e para a COPEA, nos posicionando contra o andamento destas obras, pois nenhuma obra poderia ser mais importante que a vida destas pessoas.

Neste ofício questionamos se realmente valeria apena o risco de um destes servidores, que por medo de serem punidos estariam fiscalizando estas obras, se contaminar por COVID-19 e vir a falecer? De quem seria a responsabilidade, caso um óbito ocorresse? Quem responderia por essa morte?

Não recebemos resposta, mas através da página da UFRRJ, o Reitor, Ricardo Luiz Louro Berbara, comunicou que as obras estavam suspensas, informação reafirmada pelo Pró - Reitor da PROPLADI, Roberto Rodrigues, em reunião do Conselho Universitário.

Diante destas afirmações oficiais os servidores que estavam com receio de colocarem suas vidas em risco, poderão exercer o direito de ficarem em casa.

Por estas informações, registradas,entendemos que prevaleceu o bom senso da Administração Central em entender que nada é mais urgente e importante do que salvar vidas, nenhuma obra realizada neste momento, vale mais do que a vida de um servidor ou de sua família.

Agora o que esperamos é que o Reitor e Pro-Reitor da PROPLADI não ceda a nenhuma pressão de Diretores egoístas que preferem privilegiarem as obras de “seus” Institutos, como as mais necessárias, mesmo que coloquem em risco a vida dos servidores durante uma Pandemia com números de mortos, principalmente no Rio de Janeiro, aumentando a cada dia.

Nossas vidas importam!Ficar em casa é necessário para salvar vidas!

Diretoria Colegiada do SINTUR-RJ

 

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS