O Dia Internacional do Orgulho Gay - 28 de junho

Postado: 28/06/2019

 

HOMOFOBIA MATA!

 

Hoje, 28 de junho, no mundo inteiro celebramos o Dia do Orgulho LGBTI (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Pessoas Intersexo) e apesar dos 50 anos passados desde a Revolta de Stonewall, a comunidade LGBTQ+ ainda está na luta por direitos básicos, principalmente do direito a vida. O Brasil lidera o ranking de país que mais mata pessoas LGBTQ+ no mundo inteiro. Só no ano passado, segundo um estudo realizado pelo Grupo Gay da Bahia, foram 420 mortos- por homicídio ou suicídio decorrente da discriminação. A principal causa dessas mortas é a arma de fogo, seguido do suicídio.
 
Recentemente a comunidade teve uma grande vitória celebrada com muita alegria, a criminalização da homofobia no Brasil, mas a luta não termina por aí. As estatísticas que apresentam a grande violência que sofre a comunidade LGBTQ+ só reforçam ainda mais a grande necessidade de um diálogo mais presente e amplo na sociedade.
 
 
SINTUR-RJ, resistir para existir!
 

 

Entenda a origem do dia de hoje:

 

No Brasil e no resto do mundo, 28 de junho é o Dia do Orgulho LGBT+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e outros grupos minorizados). A data tem origem em uma reação, em 1969, a sucessivas batidas policiais ao bar Stonewall Inn, em Nova York – o local era ponto de encontro (e de respiro) de gays, lésbicas, travestis, trans e drag queens em um momento em que espaços para a comunidade LGBT+ eram incomuns.

Ações semelhantes da polícia, movidas por preconceito, eram frequentes à época, não só nos Estados Unidos como também em outros países, em geral justificadas por “conduta imoral”. Mas naquele 28 de junho, o transporte dos presos no bar demorou para acontecer.

Indignada com a truculência da polícia, uma multidão começou a se aglomerar ao redor do bar para impedir o deslocamento dos detidos. Os ânimos se acirraram até o embate corporal entre polícia e comunidade LGBT+.

O confronto foi dispersado no fim da madrugada com a chegada da política tática de Nova York e a prisão de mais de 10 pessoas, mas foi o estopim para outros protestos na cidade nas noites seguintes. No terceiro dia, mais de mil pessoas foram às ruas.

No ano seguinte, a comunidade LGBT+ local decidiu homenagear a coragem na luta por liberdade e realizou a primeira parada gay do mundo na data. A partir daí, outros eventos se inspiraram e surgiram em outras cidades. Hoje, 28 e junho são considerados dia e mês do Orgulho LGBT+.

Há datas específicas para cada sigla da comunidade: 29 de agosto é Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, 23 de setembro é Dia da Visibilidade Bissexual, 31 de março é Dia Internacional da Visibilidade Trans, 26 de outubro é Dia da Visibilidade Intersexo (pessoas que não se encaixam nas definições de sexo masculino ou feminino). A variedade é fruto da luta de cada comunidade para mostrar que existe e que tem reivindicações próprias.

O Dia do Orgulho Gay, esta data tem o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual.

 

Texto: MARCEL HARTMANN e CALENDARR

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS