NOTA DE REPÚDIO À AGRESSÃO VERBAL E RECUSA DE REFEIÇÃO AOS ESTUDANTES DA UFRRJ POR REPRESENTANTE DA EMPRESA GUELLI

Postado: 13/11/2023

Viemos através desta nota repudiar veemente os lamentáveis eventos ocorridos no dia 9/11, quando os estudantes foram privados de refeição devido à recusa injustificada por parte do representante da empresa Guelli. Este alegou que o número de estudantes presentes excedia às refeições solicitadas, indo contra o acordo estabelecido no contrato, o qual prevê que a Universidade arque com as despesas das refeições excedentes, conforme já ocorrido em outras ocasiões.
Além disso, repudiamos veementemente a postura violenta do representante da Guelli, Vitor Hugo, que avançou de maneira agressiva contra a trabalhadora do RU quando esta se posicionou contrária à situação e intercedeu em favor dos estudantes. Ressaltamos que, de acordo com o artigo 331, é crime o desacato a funcionários públicos no exercício de suas funções.
O SNTUR RJ solidariza-se integralmente com os estudantes afetados por essa situação injusta e reforça que, apesar das circunstâncias que levaram à celebração de um contrato com a iniciativa privada, não podemos nos render à lógica da mercantilização universal que trata como meros números o direito à alimentação, um aspecto básico de cada estudante desta Universidade. Prestamos solidariedade também aos trabalhadores da empresa que foram ameaçados de demissão caso ofertassem a alimentação conforme direcionado pela servidora.
Queremos dignidade para todas as pessoas, sejam estas estudantes, servidores públicos ou trabalhadores terceirizados! Pois o SINTUR é uma ferramenta de luta para todos trabalhadores. Jamais seremos coniventes com posturas ameaçadoras e assediadoras como estas.
Exigimos, de maneira enérgica, que o representante da Guelli envolvido seja imediatamente afastado das dependências do R.U, uma vez que não desempenha nenhum papel imediato relacionado ao serviço de alimentação fornecido pela empresa. Acreditamos que tal medida é necessária para garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes e demais trabalhadores envolvidos no processo.
Instamos as autoridades competentes a investigarem a conduta da empresa Guelli e seu representante, a fim de assegurar que tais incidentes não voltem a ocorrer no futuro. Acreditamos na importância de manter um ambiente seguro para o bem estar de cada estudante servidor envolvido. E cobramos uma posição da Reitoria.
Direção Colegiada Biênio 2021-2023.

 

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS