OUTUBRO ROSA: POR QUE FAZER AUTOEXAME?

Postado: 16/10/2023

 
Outubro é o mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama, e uma das principais ferramentas para detectar a doença em estágios iniciais é o exame de toque. Neste Outubro Rosa, queremos ressaltar a importância desse simples procedimento que pode salvar vidas.
 
O que é o exame de toque?
O exame de toque é uma técnica de palpação que permite que médicos e profissionais de saúde avaliem a textura, o tamanho e a consistência dos seios. É uma forma acessível, rápida e eficaz de detectar possíveis alterações nas mamas.
 
Quem deve fazer o exame de toque?
Todas as mulheres a partir dos 20 anos de idade devem realizar o autoexame mensalmente, e a partir dos 40 anos é recomendada a mamografia anual. Mulheres com histórico familiar de câncer de mama devem iniciar esses procedimentos mais cedo, seguindo as orientações de seus médicos.
 
Neste Outubro Rosa, lembre-se de que o exame de toque é uma ferramenta valiosa na luta contra o câncer de mama. Ao praticá-lo regularmente e incentivar outras mulheres a fazerem o mesmo, você está contribuindo para a detecção precoce e, consequentemente, para a preservação da saúde e da vida.
 
Compartilhe essa mensagem e ajude a conscientizar mais pessoas sobre a importância do exame de toque. Juntos, podemos fazer a diferença na luta contra o câncer de mama. 
 
Fonte: www.gineco.com.br
 
Direção Colegiada Biênio 2021-2023.

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS