VIGILANTES DA UFRRJ ENTREGAM CARTA DE REIVINDICAÇÕES À REITORIA PELA SEGURANÇA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO.

Postado: 11/10/2023

Na última terça-feira, 10 de outubro, foi entregue para cada instituição que participou do XXIX Seminário Nacional de Segurança das Universidades Públicas e Institutos Federais uma carta reivindicando a abertura de concurso público para reposição do quadro de vigilantes, melhoria na capacitação dos servidores e recursos financeiros para investimento na infraestrutura de segurança.  Na UFRRJ, os delegados que estiveram presentes no evento, se organizaram e entregaram ao Vice-reitor, Cesar Augusto Da Ros, esta carta de reivindicações.
 
O documento foi produzido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sede do seminário que aconteceu entre 25 e 29 de setembro, no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB), no campus de Florianópolis. A carta foi entregue pela Coordenação Nacional dos Seguranças das Universidades Públicas e Institutos Federais, que estão em Brasília, à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), nos ministérios da Defesa, Educação, Planejamento, Casa Civil e da justiça.
 
O evento discutiu esse atual déficit de vigilantes nas instituições de ensino público, que resulta em sobrecarga de trabalho, maior gasto com a terceirização e precarização dos serviços de segurança. A contratação de novos funcionários permitiria que as universidades e IFES criassem novas medidas de segurança para os problemas atualmente enfrentados. 
Além disso, as mesas de debate e as palestras no seminário trouxeram temas como: as tecnologias aplicadas à segurança, a terceirização do trabalho, a violência de gênero e o combate ao racismo nas instituições públicas. Também foi aprovado a criação do GT Nacional de Segurança onde o companheiro Moura foi eleito para representar a DGV da UFRRJ.
 
É importante ressaltar a presença da Assessora Especial do ministro Flávio Dino,  Sheila de Carvalho, que se mostrou sensibilizada com as propostas, lutas e atual situação dos Guardas e Seguranças das Universidades Públicas do Brasil e se comprometeu a fazer uma defesa junto ao ministro com proposta de realização de Seminário de Segurança em Brasília.  
 
Estiveram presentes 168 vigilantes de 29 universidades e institutos de todo o Brasil. E representando a UFRRJ e o SINTUR-RJ, além do atual coordenador geral, Estevão Fernandes de Moura. também participaram do evento os companheiros da base: Are Antônio Pinto, Jorge Luiz Alves de Oliveira, Paulo Cezar de Andrade Pinto, Robson Teixeira Mendes e Renato Luiz Evaristo Oliveira.

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS