CEPE - 08/06

Postado: 13/06/2022

- Informes da Reitoria: a UFRRJ recebeu 15 vagas para professores da Educação Especial; está ocorrendo a reforma do Centro de Memória na casa do Reitor; e foi autorizada a compra de bebedouros.

- Informes do conselheiro Edson Jesus. Informes sobre: a qualidade da comida do Bandejão ter melhorado (foi informado que integrantes da administração central estiveram no Bandejão e comeram com os alunos, constatando-se a boa qualidade da comida, que, segundo informado, passou a ser servida em embalagens que conservam melhor a temperatura); a partir da próxima segunda-feira, estar aberto mais um salão do Bandejão e horário para almoço ser estendido até 14h, devido às longas filas que têm se formado nos horários das refeições; e passar o Bandejão a abrir para café da manhã, também.

- Informes do conselheiro César Da Ros. Informes sobre: a audiência pública sobre teletrabalho na Rural, realizada no Gustavão; o crescimento no número de casos de COVID-19, que leva à necessidade da colocação em prática de medidas preventivas, como o reforço no uso das máscaras e na adoção do passaporte vacinal.

- Informe da conselheira Tatianne Godoi. Informe sobre novas oportunidade de cuidar da saúde mental dos trabalhadores através de atendimentos utilizando psicoterapia assistida por cavalos aos servidores da UFRRJ, projeto realizado em parceria com a CASST, com atendimento da Psicóloga Bianca Janssens e com os cavalos do grupo EQUIlibrium Rural. Informe sobre aluno do CTUR que foi aprovado em 5 universidades nos Estados Unidos, sendo 7 aprovações em cursos, todas com bolsas de estudo e convidado a participar de 2 programas de honra. O aluno escolheu a RUTGERS (Universidade Estadual de Nova Jersey) onde cursará Business e participará do HONORS COLLEGE (colégio de honra).

- Informe do conselheiro Marcelo Pessoa: sobre a mobilização de docentes, técnicos e discentes de instituições de ensino do Brasil, em um ato de protesto contra os retrocessos que têm ocorrido na Educação Superior, e em defesa da educação pública, chamado de “Tsunami da Educação”, programado para ocorrer em 09/06/2022 por todo o país, sendo que no RJ ocorrerá na Candelária, às 16h, ato para o qual irá se dirigir ônibus especial, partindo do campus de Seropédica às 15h.

- O reitor solicitou ao colegiado a aprovação da inserção de dois processos extra pauta para compor esta reunião, tal pedido foi aprovado. A constar processo extra pauta 1 23083.032734/2022-02 Edital de acesso aos cursos de graduação através do SISU-UFRRJ 2022-2 e Processo 23083.033877/2022-23 Formação de comissão do CEPE para rever a deliberação referente às normas de realização de concurso

- Apreciação e aprovação de atas de duas reuniões anteriores, sendo que, para uma delas, passou a constar a alteração solicitada pelo representante dos técnicos, Marcelo Pessoa – a de que ficassem registradas, na tal ata, as críticas específicas que ele havia feito, em uma reunião anterior, ao modo como a administração central estava conduzindo questões importantes para os técnicos, já que o texto da ata, a princípio, apenas dizia que tinham sido feitas ponderações sobre os temas; temas estes que foram: a adoção do regime de 30 horas semanais (a crítica que passou a constar da ata foi referente ao fato de a reitoria ter apresentado uma minuta diferente da que tinha sido aprovada pelos técnicos); teletrabalho (a crítica foi quanto à demora, na época, por parte da reitoria, para marcar uma data para a realização da audiência pública sobre este tema).

- Proposta e aprovada alteração na data da reunião ordinária do CEPE de junho de 2022: de 22/06/2022 para 24/06/2022, a ser realizada às 09h, na sala da SOC.

- Processos diversos de cunho acadêmico, referentes a concursos, apresentados e aprovados por unanimidade, sendo lembrado, pela reitoria, que está perto de vencer o prazo para realização de concursos para o magistério superior, por estarmos em ano eleitoral.

- Debate e aprovação, por unanimidade, da minuta de deliberação que autoriza  os colegiados dos programas de pós-graduação stricto senso e lato sensu da Rural decidirem sobre realização presencial, remota ou híbrida de exames de qualificação, defesas de trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses.

- A reitoria informou ter conseguido a redistribuição de 22 cargos e respectivos códigos de vagas da carreira de docente, por parte do MEC, para a Rural, recebendo elogios dos conselheiros do CEPE, e informou esta que realizará uma chamada pública para que as subunidades (departamentos) possam concorrer a tais vagas no âmbito da universidade. No momento de apresentar a minuta de tal chamada, surgiram dúvidas sendo algumas prontamente elucidadas e outras não, formando assim  uma longa discussão a respeito do tema, o que levou o reitor, devido à complexidade do tema, a sugerir que se faça um debate mais aprofundado sobre o mesmo em uma reunião extraordinária a ser realizada em 27/06/2022, às 13h, proposta esta aprovada por unanimidade.

- Extra pauta 1 23083.032734/2022-02 Edital de acesso aos cursos de graduação através do SISU-UFRRJ 2022-2. O ponto sobre a forma aceitável para confirmação de matrícula foi amplamente discutido, sugeridas algumas correções pontuais de texto para melhor entendimento do edital. Assim, o edital foi aprovado com correções.

- A partir de um certo momento da reunião, perto de seu final, o reitor alegou ter um compromisso urgente e que, em função disto, precisaria se ausentar, o que fez, deixando a presidência da mesma a cargo do vice-reitor, César Da Ros, que, ao aproximar do teto da reunião, às 17h, solicitou a prorrogação de 10 minutos para aprovação do calendário acadêmico.

 - A PROGRAD apresentou uma nova proposta de calendários acadêmicos para os próximos períodos letivos, segundo a qual o período letivo 2022-2, que, após uma pausa para o Natal e o Ano Novo em meados de dezembro de 2022, seria reiniciado em meados de janeiro de 2023, passará a ter aulas até a última semana antes do Natal, mas, em compensação, haverá uma semana a mais de férias em janeiro de 2023, mês no qual ocorrerá a retomada das aulas apenas na sua última semana. Assim, a data de início do recesso escolar será 25 de dezembro de 2022 (domingo) e término do recesso escolar em 22 de janeiro de 2023 (domingo) – com reinício do segundo período letivo de 2022 em 23 de janeiro de 2023 (segunda-feira). A conselheira Tatianne apoiou a proposta, lembrando que a maioria dos TAE's também preferem as férias em janeiro. Foi apresentada uma segunda proposta, por parte de algumas professoras, que disseram que a mesma surgiu em uma discussão a respeito de calendário acadêmico em um GT da Adur. O técnico Marcelo Pessoa pontuou que só tem validade, como posicionamento da categoria, proposta votada e aprovada pela categoria em assembleia do sindicato. Colocadas em votação, a proposta número 1, da PROGRAD, foi aprovada por unanimidade.

- Após a aprovação dos calendários acadêmicos, o vice-reitor Da Ros deu a reunião por encerrada, não perguntando se alguém teria algum assunto para abordar, apesar de   “assuntos gerais” ser ponto de pauta, e não foi analisado o segundo processo extra pauta, ficando este para a próxima reunião ordinária, que será no dia 24/06/2022, às 09h.

Por Tatianne Godói e Marcelo Pessoa

 

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS