CONSU

Postado: 17/12/2019

 
Aos Conselheiros e Conselheiras,
 
É o fim de mais uma etapa, foi um ano intenso, a conjuntura exigiu e exige uma grande unidade em defesa da Educação Pública, dos servidores públicos e contra a retirada de direitos.
 
A conjuntura não permite recuo, seguiremos na luta. A plenária da FASUBRA (Federação das Universidades Brasileiras) aprovou um calendário que aponta muita mobilização rumo à greve. E junto com a luta nacional, segue a busca incansável por resposta para a pauta interna.
Infelizmente, mesmo nossa prioridade sendo a defesa da universidade e da democracia, diante deste governo de práticas fascistas, as questões internas dos técnico-administrativos  que foram i gnoradas, precisam ser cobradas, para que a omissão e o desrespeito não continuem sendo uma realidade para a categoria.
 
  • As denúncias dos motoristas que pertencem ao quadro desta Universidade, não só foram ignoradas, como nenhuma reunião foi feita para entenderem o que ocorrerá após a aquisição do TáxiGov.
 
  •  O Posto Médico segue sofrendo um total desmonte e nenhuma reunião foi realizada com os trabalhadores, apesar de vários documentos do sindicato e dos trabalhadores, de denúncias e de pedidos de ajuda.
 
  • A Comissão Permanente de Acompanhamento da Jornada Flexibilizada dos Servidores Técnico-administrativos, com portaria da Reitoria, sequer obteve resposta de um ofício solicitando reunião com a Reitoria e o pedido de que o Regulamento para funcionamento da comissão, conforme vocês aprovaram, fosse inserido na pauta desta reunião, nenhuma resposta.
 
  • A Comissão Interna de Supervisão de Carreira(CIS) que discute a carreira dos técnico-administrativos, apesar dos documentos, conversas com o Reitor, continua sem a sala, que hoje está ocupada pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). É preciso destacar que a Lei determina que é responsabilidade da Reitoria garantir a estrutura para funcionamento desta Comissão.
  •  Discutimos este ano a questão do CAIC, e chega o fim do ano e nada foi resolvido. Seguem os pais com a incerteza e o medo do que acontecerá com seus filhos que precisam deste espaço escolar.
 
Destacamos estas questões, apesar de termos várias outras, porque estas fizeram parte em algum momento de discussão durante este ano, neste Conselho, seja na pauta, informes ou pauta extra. Entendemos que o papel deste Conselho e de todos vocês Conselheiros 
(as), não pode se restringir apenas à participação nas votações, porque vocês vivem o dia a dia desta universidade, dividem lado a lado os espaços com os técnico-administrativos, que estão em todos os lugares do espaço acadêmico e, portanto, não devem ficar omissos com questões que envolvem toda a comunidade universitária.
 
Estamos cobrando respostas concretas do Reitor Berbara e esperamos que cada Conselheiro (a) entenda seu importante papel e faça a sua parte, pois se a omissão persistir, não prejudicará somente aos técnico-administrativos.
 
Direção Colegiada do SINTUR-RJ

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS