UFRRJ CONCEDE ACELERAÇÃO DA PROGRESSÃO POR CAPACITAÇÃO A 121 APOSENTADOS
O SINTUR-RJ informa que a UFRRJ concedeu a aceleração da progressão por capacitação a 121 servidores técnico-administrativos em educação aposentados, por meio da Portaria nº 5903/2026-GABREI, de 8 de setembro, com efeitos a partir de 1º de janeiro de 2025.
A medida integra a pauta de cobranças do sindicato em defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas. Em resposta ao Ofício nº 37/SINTUR-RJ, de 3 de junho de 2026, a PROGEP encaminhou o Ofício nº 1671/2026, recebido em 08/09/2026, detalhando as providências adotadas e a previsão de implementação.
Segundo a Pró-Reitoria, foram analisados os registros dos TAEs aposentados até 31 de dezembro de 2024, considerando os critérios aplicáveis aos beneficiários abrangidos pela regra da paridade.
Quanto aos pagamentos, a PROGEP informou:
- Implantação em folha: previsão de realizar os lançamentos até a folha de pagamento de outubro de 2026.
- Retroativos desde janeiro de 2025: a Pró-Reitoria informou que empenhará esforços para efetuar os acertos nas folhas de novembro e dezembro de 2026.
Esses prazos são previsões, não datas de pagamento garantidas. Conforme o ofício, o cronograma depende da solução das dificuldades de lançamento no SIAPE e da capacidade operacional das unidades responsáveis.
Em relação aos pensionistas, o levantamento e a análise dos casos ainda estão em andamento, para identificação dos instituidores de pensão que atendem aos critérios e posterior emissão do respectivo ato.
Para saber se seu nome consta na portaria, procure o SINTUR-RJ. O sindicato está à disposição dos aposentados para consultar a relação dos contemplados e prestar orientações.
O SINTUR-RJ seguirá acompanhando a implementação, cobrando o pagamento dos valores devidos e a conclusão da análise dos pensionistas.
Aposentados e pensionistas fazem parte da nossa luta. Defender seus direitos é defender a nossa carreira!
Direção Colegiada do SINTUR-RJ Biênio 2025-2027 Gestão Unidade que Avança