Prêmio Dahomé de Búzios

Postado: 11/02/2026

Diversos expoentes da luta antirracista no Estado do Rio de Janeiro estiveram presentes na 7ª Edição do FESTIVAL ODOYÁ DE BÚZIOS para honraria do PRÊMIO DAHOMÉ 2026 que aconteceu nesta última quarta-feira, dia 04 de fevereiro, no Grande Cine Bardot.
 
O engajamento e luta do SINTUR-RJ e do GT ANTIRRACISMO Raízes da Resistência foram representados e contemplados com a indicação do prêmio à Coordenadora Geral Gilmara Lopes Baiano.
 
O VII festival Odoyá foi idealizado por Etemy Sirlei d'iemanja, ativista social em armação dos Búzios há 25 anos. O evento além de fomentar as políticas públicas de igualdade Racial, tirou de suas amarras a invisibilidade das comunidades de terreiro da cidade. Tendo em vista que o Prêmio Dahomé se dá em alusão a Nação Jeje Mahi a qual faz parte.
 
O festival é um marco histórico da luta contra a intolerância religiosa na Região dos Lagos, além de representar uma das forças necessárias pra propiciar a visibilidade da cultura negra, o compromisso e respeito as memórias ancestrais, valorização das lutas e trajetórias de militância e a liberdade religiosa das religiões de matriz africana na região.
 
Iyá Glauciele t'Osum membro do GT também esteve presente como uma das homenageadas e declarou “Sinto-me profundamente honrada e emocionada por caminhar ao lado de minha irmã carnal, Etemy Sirlei d’Iemanjá, na construção dessa obra tão linda e necessária. A cada ano, o Festival Odoyá nos fortalece enquanto família, enquanto espírito e enquanto povo, reafirmando que a ancestralidade vive, nos guia e nos sustenta.”
 
O SINTUR-RJ segue alinhado com as pautas antirracistas fundamentais para um projeto de sociedade mais igualitária, justa, consciente, digna e humana que o nosso sindicato persegue e constrói.
 
 
 
 
Direção Colegiada do SINTUR-RJ Biênio 2025-2027 Gestão Unidade que Avança

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS