NOTA EXPLICATIVA SOBRE O DESCONTO INDEVIDO DO AUXÍLIO-TRANSPORTE NO 13º SALÁRIO
Companheiras e companheiros Técnico-Administrativos em Educação da UFRRJ,
Recebemos hoje, diversas/os servidoras/es que relataram a ocorrência de desconto indevido do auxílio-transporte no pagamento da primeira parcela do 13º salário.
A situação, compreensivelmente, gerou preocupação na categoria. Por isso, buscamos imediatamente esclarecimentos junto à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.
Segundo informado pela PROGEP, o problema é de âmbito nacional e já foi encaminhado pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) ao Serpro, que está realizando os ajustes necessários para correção e retirada do desconto. A Universidade reforçou que está acompanhando a situação e aguardando a regularização técnica por parte dos órgãos responsáveis.
Reconhecemos o desconforto que esse tipo de falha causa, especialmente em um período do ano em que cada valor faz falta. Reafirmamos que nenhum servidor ou servidora pode ser prejudicado, e que se trata de um erro sistêmico, já identificado e em processo de correção.
O SINTUR-RJ segue atento ao caso e permanece inteiramente à disposição para orientar, acompanhar cada situação individual e cobrar a pronta solução, caso o problema persista ou volte a ocorrer. Sigam comunicando o sindicato para que possamos registrar e agir com rapidez.
Seguiremos vigilantes, firmes na defesa dos direitos da categoria e na garantia de que nenhum desconto indevido permaneça.
Direção Colegiada do SINTUR-RJ