NOTA DE REPÚDIO
Contra a LGBTQIA+fobia institucional e em defesa da participação popular nas conferências de direitos
O SINTUR-RJ, ao tomar conhecimento de retaliações e até mesmo exoneração sofrida por pessoas LGBTQIA+ que estão participando da Conferência de Direitos, vem a público manifestar seu mais veemente repúdio à homofobia institucional e às dificuldades impostas à participação de pessoas LGBTQIA+ na Conferência Estadual dos Direitos da População LGBTQIA+ do Estado do Rio de Janeiro, especialmente no que se refere à representação do poder público por pessoas LGBTQIA+ oriundas de municípios da Baixada Fluminense.
É inadmissível que, em pleno século XXI, ainda enfrentemos barreiras estruturais, preconceitos e manobras institucionais que invisibilizam e impedem a presença legítima de pessoas LGBTQIA+ nos espaços de formulação e controle social de políticas públicas. A exclusão, a deslegitimação de representantes e a falta de apoio à participação cidadã revelam uma lógica autoritária e discriminatória que precisa ser combatida com firmeza.
A conferência é um espaço democrático, de escuta e de construção coletiva de propostas que visam garantir dignidade, direitos e políticas públicas efetivas para nossa população. Impedir ou dificultar a presença de pessoas LGBTQIA+ nesses espaços é negar nossa existência, nossas pautas e nossa cidadania.
Reafirmamos nosso compromisso com a luta contra todas as formas de LGBTQIA+fobia, seja ela explícita ou institucional, e nos somamos às vozes que exigem respeito, representatividade e democracia real nos processos conferenciais.
Não aceitaremos retrocessos. Não aceitaremos silenciamento. Nossa luta é por igualdade, visibilidade e dignidade.
LGBTQIA+ com orgulho, com coragem e com voz!
Direção Colegiada do SINTUR-RJ