Em defesa da soberania nacional!
O SINTUR-RJ repudia com indignação a decisão do governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Trata-se de uma medida retaliatória e inaceitável, que atinge diretamente a economia nacional e demonstra total desrespeito aos processos legítimos e democráticos em curso no Brasil.
A justificativa por trás dessa sanção escancara a arrogância de um país que se incomoda com o fato de o Brasil estar responsabilizando os golpistas do 8 de janeiro, uma ação essencial para preservar nossa democracia. Não aceitaremos ser punidos por fazer valer o Estado Democrático de Direito. Como afirmou o presidente Lula: "O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém.".
Ao mesmo tempo, vemos a família Bolsonaro e seus aliados comemorando essas represálias, agindo contra a economia e as indústrias de nosso país, trazendo um maior déficit na balança comercial entre os dois países, que já é extremamente desfavorável ao Brasil. Agem contra o próprio país para tentar pressionar as instituições e livrar de punição os responsáveis pelos ataques à democracia. São interesseiros travestidos de patriotas, que tentam enganar a nação enquanto celebram sanções estrangeiras para servir a seus próprios interesses políticos. Quem verdadeiramente defende o Brasil não comemora nem aceita represália injusta de nenhum país.
O SINTUR-RJ reafirma seu compromisso com a soberania nacional, com a defesa da democracia e com a luta do povo brasileiro por justiça e dignidade. Não nos curvaremos a ameaças externas, nem permitiremos que traidores internos fragilizem a nossa independência.
O Brasil é do povo brasileiro, e será defendido por ele!
Direção Colegiada do SINTUR-RJ