Após diversas divergências entre a empresa GB e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) por conta do repasse da verba destinada ao pagamento dos terceirizados do Restaurante Universitário (RU), ficou decidido o desligamento da empresa GB.
Em relação à situação dos trabalhadores do RU que estão com salários e demais direitos atrasados, ficou decidido em reunião entre o representante da Universidade Rural, Paulo Chaves, e os terceirizados do Restaurante Universitário que até o recebimento dos salários os trabalhadores ficarão em casa. Após a efetuação dos pagamentos salariais, os trabalhadores retornarão as atividades e cumprirão o aviso prévio, sendo, posteriormente, contratados pela nova empresa, RIO MINAS, que ficará responsável pela administração do Restaurante.
Rompimento do contrato
A gestão da UFRRJ decidiu pelo rompimento do contrato com a empresa GB depois da cobrança por parte do SINTUR-RJ e apoio a greve dos terceirizados que denunciou inúmeras vezes que o Grupo GB deixou de cumprir os pagamentos salariais e direitos trabalhistas. Desta vez a inadimplência da empresa alcançou 25 dias. Sendo assim, a universidade finalmente interveio e fará os repasses diretamente aos trabalhadores.
Atendimento no RU
Devido à paralisação das atividades do Restaurante Universitário, os alunos residentes no alojamento universitário receberam cestas básicas até que os direitos destes trabalhadores estejam garantidos. O SINTUR-RJ continuará acompanhando a luta destes trabalhadores politicamente e juridicamente como foi feito na reunião realizada no sindicato onde puderam ter os esclarecimentos jurídicos necessários para contribuir para que possam de maneira organizada manter a luta pelos seus direitos.
Total apoio a luta dos trabalhadores terceirizados do RU!