Lula, respeite a Educação!
Garanta o orçamento das universidades e institutos federais.
SINTUR-RJ na luta pela Educação pública!
Precisamos lutar para que o Governo Lula recomponha o orçamento das universidades e institutos federais e revogue o decreto 12.448/25, que limita os gastos mensais, inviabilizando a utilização dos recursos.
Sem a recomposição orçamentária no repasse da verba para as universidades e institutos, não será possível manter as instituições funcionando plenamente.
A Direção do SINTUR-RJ esteve presente em uma reunião na Reitoria, em que foram repassadas todas as informações sobre a crise financeira pela qual passa a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Ciente de que esta luta deve ser de toda a comunidade universitária, aprovamos na assembleia híbrida extraordinária da categoria cobrar que o Governo Lula valorize a Educação, garantindo o repasse financeiro necessário para que a universidade possa ser pública e de qualidade. Esta luta faz parte da pauta nacional da FASUBRA.
Para dar visibilidade a esta luta, a Direção do SINTUR-RJ está construindo e participando de atividades e reuniões estratégicas. Um exemplo disso foi a reunião realizada no dia 19/05/2025, promovida pelo Fórum de Reitores de Instituições Públicas de Educação do Estatuto do Rio de Janeiro (FRIPERJ), na qual a Direção do SINTUR-RJ esteve presente. O encontro teve como convidados(as) membros de toda a bancada federal, que assumiram o compromisso de defender e cobrar do Governo a recomposição orçamentária, indispensável para que as instituições não sejam destruídas.
Entendemos a dificuldade dos Gestores, faremos a luta, mas não seremos coniventes com a demissão ou exploração dos trabalhadores (as) terceirizados (as) como solução para resolver a crise orçamentária na UFRRJ.
Defendemos que:
- A Comissão eleita no Conselho Universitário para discutir o orçamento na UFRRJ seja convocada para construir propostas a serem apresentadas a comunidade universitária;
- Será necessário a unidade das Entidades para enfrentar mais este ataque à universidade e, por isso, convidaremos a Direção da ADUR e o DCE para uma reunião.
Direção Colegiada do SINTUR-RJ