28 de abril — Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Nesta segunda-feira (28), o SINTUR-RJ destaca o apoio e a importância da luta contínua por melhores condições de saúde e segurança no trabalho. Hoje, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, é o momento de cobrar e impulsionar o debate sobre a saúde física e mental dos trabalhadores e trabalhadoras.
Os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho tem crescido cada vez mais e podem resultar em lesões graves, afastamento, invalidez permanente e até mortes. De acordo com o Ministério do Trabalho, o número total de acidentes em serviço — incluindo os típicos, os de trajeto e as doenças do trabalho — foi de 648.366 em 2024.
O dado evidencia um aumento de 11,4% de ocorrências em relação a 2023. E foram esses números que fizeram o País alcançar o 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho e o 3º lugar no ranking de mortes por acidentes de trabalho, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em julho de 2024.
Se tratando de vidas perdidas e prejuízos que poderiam ser evitados com planejamento e atenção às necessidades dos trabalhadores, os dados são inaceitáveis.
Para a Comunidade Ruralina, infelizmente, o dano e a perda por insegurança no trabalho não fazem parte de uma realidade distante. No último fim de semana, o falecimento do terceirizado Ronaldo José dos Santos mostrou a seriedade do acidente com utensílios de cozinha no Restaurante Universitário da UFRRJ, ocorrido no início deste mês.
Não precisamos esperar mais um acidente grave, para refletirmos sobre o tema e cobrarmos ações da Administração Central,tais como:
- Quais as medidas de segurança que existem na universidade?
- Existe alguma ação Institucional para prevenção nos setores passíveis de acidentes de trabalho?
- Qual a atuação da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público(CISSP)na UFRRJ?
A construção de propostas voltadas para as condições de trabalho, a saúde e segurança na UFRRJ faz parte da pauta interna do SINTUR-RJ, aprovada em assembleia.
Diante do acidente e da triste morte do trabalhador, torna-se mais urgente a discussão e construção de uma Política Institucional de prevenção,para que trabalhar não coloque em risco a vida de nenhum trabalhador(a) nesta UFRRJ.
Saúde e segurança devem ser pioridade!
Direção Colegiada do SINTUR-RJ