Plenária da FASUBRA aprova calendário de luta pelo cumprimento do Acordo
A Plenária virtual da FASUBRA, realizada nos dias 25 e 26 de abril, teve como base de discussão o Estado de Greve e a necessidade de mobilização e organização rumo à greve, pelo cumprimento do acordo de greve.
A Plenária teve como foco inicial a apresentação da análise preliminar do formulário do RSC elaborado pela CNSC da FASUBRA, que será divulgada amplamente para conhecimento de todas(os). Neste primeiro dia, tivemos também a presença do Advogado Cláudio Santos, que compõe a Assessoria Jurídica da FASUBRA, que além de apresentar o parecer jurídico, explicou porque ainda não é o momento de judicializar uma ação referente à questão da aceleração.
Confira o parecer pelo link:
A análise de conjuntura nacional e internacional e os encaminhamentos apontaram que o momento exige uma grande participação da base na luta, para garantirmos: 30 horas, aceleração, reposicionamento dos aposentados(as) e pensionistas, 9% para os médicos e veterinários, enfim, o cumprimento integral do acordo de greve.
Paralisação Nacional dos TAE dia 05/05 (segunda-feira)
Conforme aprovado na plenária da FASUBRA realizada entre os dias 14 e 16/03 /2025 e votado na assembleia da categoria realizada no dia 27/03/2025, em toda data de reunião com o Governo faremos paralisação, até o cumprimento do Acordo de Greve.
Durante a Plenária da FASUBRA, recebemos o e-mail respondendo à solicitação da Direção com a marcação de reunião com o MEC (Ministério da Educação e Cultura) para o dia 05/05 (segunda-feira) às 17h. Conforme já votado em assembleia, e acatando a deliberação nacional, faremos paralisação dos técnico-administrativos para pressionar o Governo e mostrar a força da categoria e a disposição de retornar à greve, caso o acordo não seja cumprido .
Será encaminhado um ofício à Reitoria da UFRRJ reafirmando esta deliberação.
Calendário de Mobilização
A Plenária aprovou um calendário de muita mobilização, com mais paralisações, caravana, plenária presencial e encontros, rumo à greve geral.
O SINTUR-RJ organizará a participação da categoria, através de assembleias, visitas setoriais, panfletagens, reuniões híbridas, etc. Nos acompanhe e participe!
Abril
- 29/04/2025: Indicação da Direção da FASUBRA de adesão ao ato convocado pelas Centrais Sindicais e FONASEFE.
Maio
- 01/05/2025: FASUBRA orienta a participação nos atos locais nas bases;
- 05/05/2025: Paralisação Nacional, em virtude da Reunião da FASUBRA com o MEC às 17h;
- 16 a 18/05/2025: Encontro LGBTQIA+;
- 21 e 22/05/2025: Caravana nacional a Brasília e paralisação de 48 horas nas bases.
Junho
- 02 e 03/06/2025: Encontro Jurídico e Seminário para discutir a decisão do STF sobre regimes e contratações (virtual);
- Data a definir, na primeira semana de junho: Reunião com médicos e médicos veterinários;
- 06 e 07/06/2025: Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora;
- 13, 14 e 15/06/2025: Plenária para avaliar a conjuntura e possível indicativo de greve;
- Data a definir: Seminário com os integrantes das CIS (virtual).
Só a luta muda a vida!
Faça sua parte!
Participe!
Rumo à greve da categoria.
Direção Colegiada do SINTUR-RJ