Nota de pesar.
Terceirizado é trabalhador!
Divulgamos a visita da Direção do SINTUR-RJ realizada no Restaurante Universitário, em busca de informações sobre os trabalhadores que sofreram com acidente. Naquele momento, recebemos a informação de que estavam internados e que estavam bem de saúde. Mas, nesta sexta-feira, 25/04/2025, infelizmente recebemos a informação de que o terceirizado Ronaldo José dos Santos, um dos feridos naquele acidente, faleceu. A Direção do SINTUR-RJ expressa sua total solidariedade aos familiares e amigos.
Apesar deste momento de sofrimento, diante da nota da Administração Central que informa da morte do trabalhador sem qualquer relação com o acidente ocorrido, é nossa responsabilidade cobrar: quais as ações estão sendo feitas junto à empresa em relação a este acidente que resultou na morte desse trabalhador?
O que foi feito até o momento para a comprovação de acidente de trabalho?
E a família dele está sendo atendida?
Quais as medidas estão sendo adotadas para que acidentes assim não ocorram novamente?
Está sendo garantido EPI (Equipamento de Proteção Individual) para todos os trabalhadores(as) do Restaurante Universitário e de outros setores?
A morte deste trabalhador tem que nos fazer refletir sobre a exploração, opressão e a invisibilidade que sofrem estes trabalhadores(as) cotidianamente dentro desta universidade. O que fazemos para mudar esta realidade?
Terceirizado(a) é trabalhador(a) e merece respeito!
Direção Colegiada do SINTUR-RJ