Reitor e Pró Reitor de Gestão de Pessoas assumem compromisso em reunião com a Direção do SINTUR-RJ
Durante a reunião, realizada no dia 1/04/2025, com o Reitor Roberto Rodrigues e o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Marcelo Salles, a Direção do SINTUR-RJ fez uma forte crítica à falta de diálogo com a entidade representativa da categoria, ao realizar uma LIVE, que trouxe tantos transtornos aos técnicos-administrativos, e, em sequência, um memorando que trouxe inúmeras dúvidas e estresse aos trabalhadores(as), que já sofrem com o desgaste emocional de um ponto eletrônico.
Na reunião, tanto o Reitor Roberto como o Pró-Reitor Marcelo assumiram a falha em não ter conversado com as entidades antes de decidir aplicar as alterações colocadas pelo Ministério de Gestão e Inovação (MGI), reconheceram haver inúmeras dúvidas — inclusive com mudanças do próprio MGI — e assumiram o compromisso de dialogar com as entidades representativas antes de qualquer alteração no registro da frequência.
O que de concreto foi decidido nesta reunião?
O que ficou acordado na reunião é que os TAES, neste momento, devem desconsiderar o que foi orientado na Live e, posteriormente, no memorando. O lançamento de frequência continua sendo como o atual, nada muda.
Em resposta aos questionamentos da UFRRJ, o MGI respondeu que todas as mudanças são somente para quem recebe auxílio-transporte, mas reafirmamos que, neste momento, nada mudou em relação ao auxílio-transporte e ao controle de frequência.
Qual é o segundo momento?
Saímos da reunião com o compromisso de que nada será encaminhado baseado na IN 71/2025, sem que ocorra o diálogo com o sindicato.
Quais as ações que a Direção do SINTUR-RJ irá promover diante das mudanças propostas pela IN 71/2025?
✓Atuar junto à Assessoria Jurídica do SINTUR-RJ, não só com o parecer, mas com ações jurídicas caso necessário;
✓Atuação política a nível local junto à ADUR;
✓Atuação política a nível nacional junto às outras universidades, a FASUBRA, SINASEFE, ANDES, na organização da resistência à implementação desta IN;
✓Acompanhar junto à PROGEP o andamento relacionado a qualquer proposta de mudança, cobrando que seja cumprido o que foi acordado na reunião.
Saímos do encontro já com data para a próxima reunião com a PROGEP, que acontece em 08/04/2025 (terça-feira).
Fique atento (a)!
Divulgaremos tudo que for discutido e encaminhado nas reuniões.
Direção Colegiada do SINTUR-RJ