NOTA EM DEFESA DA DEMOCRACIA UNIVERSITÁRIA, DA AUTONOMIA E DA PARIDADE NAS ELEIÇÕES
Há 40 anos, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) estabeleceu como princípio democrático a realização de consultas públicas paritárias para a escolha do reitor e vice-reitor. Essa prática, conduzida com o envolvimento ativo das representações dos três segmentos da comunidade universitária — ADUR, SINTUR-RJ e DCE —, assegura a paridade entre técnico-administrativos, docentes e discentes, reafirmando o compromisso da universidade com a democracia e a participação coletiva.
O SINTUR-RJ sempre manteve a defesa da democracia universitária e da eleição paritária como pilares fundamentais para a governança da UFRRJ e suas unidades. Contudo, fomos surpreendidos pela denúncia de que o regulamento que está sendo proposto ao CONSUNI-IM, para a eleição da direção do Instituto Multidisciplinar, está propondo alteração que desrespeita o princípio da paridade entre os três segmentos. Além disso, a proposta não respeita o prazo estabelecido no Art. 145 do Regimento Geral da UFRRJ, que exige que o processo eleitoral seja encerrado com, no mínimo, 60 (sessenta) dias de antecedência ao término do mandato em vigor.
Diante disso, o SINTUR-RJ endossa a decisão da reunião extraordinária dos servidores técnico-administrativos em educação do Instituto Multidisciplinar e do Campus Nova Iguaçu, realizada no dia 16/12/2024, que reafirmou o compromisso da categoria com a defesa da paridade. Reiteramos que o princípio paritário deve ser preservado em todos os processos eleitorais nos diversos setores da UFRRJ, como um instrumento essencial para garantir a legitimidade das decisões e a autonomia universitária.
Vivemos recentemente várias tentativas de golpes por adeptos do fascismo com ataques a democracia em nosso país e não aceitaremos a tentativa de retrocessos nos processos democráticos que construímos coletivamente ao longo das últimas décadas na UFRRJ. A paridade é um direito conquistado e deve ser respeitada como expressão da unidade e pluralidade da nossa comunidade acadêmica nos processos eleitorais.
Direção Colegiada do SINTUR-RJ