DIA DO PROFESSOR - 15 DE OUTUBRO

Postado: 15/10/2024

Neste 15 de outubro, o SINTUR-RJ vem a público parabenizar todos os professores e professoras que acreditam e defendem a educação pública, gratuita, de qualidade, laica, democrática e socialmente referenciada.
 
É através da educação que o futuro é criado. No entanto, neste momento, as instituições brasileiras enfrentam péssimas condições para levar a educação da população adiante. Além disso, os setores que preenchem e movimentam os avanços da categoria enfrentam ataques de governos sem compromisso com a escola pública e com a valorização dos educadores e trabalhadores da educação.
 
A constante falta de apoio tem sido evidenciada por instituições sérias que acompanham e lutam pelo funcionamento adequado da educação brasileira. Segundo matéria publicada este ano no site da CNTE, o salário mínimo recebido dos educadores do Ensino Fundamental no Brasil é 47% menor que a média da Organização Para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); já de acordo com o Sindicato dos Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEPE-RJ), os professores brasileiros são os que apresentam menores remunerações. E para o SINTUR-RJ, os dois dados são inadmissíveis.
 
Em tempos de ataques aos direitos sociais e trabalhistas, a construção de uma educação emancipadora é uma tarefa essencial. As ações necessárias para que o ideal educacional seja alcançado envolvem a valorização de todas as categorias que representam o setor, além da destinação de mais recursos, condições dignas de trabalho, carreira estruturada, combate ao desrespeito e preconceito nas instituições de ensino, entre outros.
 
Para que a nossa luta avance e o governo reconheça as necessidades e os direitos de todos os trabalhadores da educação, nesta terça-feira (15), o SINTUR-RJ participa de um Ato Unificado, organizado pelos Fóruns dos Segmentos da Educação Pública do Rio de Janeiro, dos Comandos de Greve da Educação e dos Servidores Públicos Federais. A mobilização visa pressionar o governo a cumprir os acordos firmados com as categorias da educação, além de exigir a recomposição orçamentária e valorização salarial do serviço público.
 
Hoje é dia dos professores, mas a luta pela educação pública e de qualidade é coletiva. Colocamos aqui o nosso agradecimento aos educadores que transformam vidas todos os dias, e seguiremos juntos na luta por melhores condições de trabalho para toda a categoria educacional.
 
Direção Colegiada do SINTUR-RJ

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS