NOTA DE APOIO E SOLIDARIEDADE AOS ALUNOS(AS) DA UERJ
Nota de Solidariedade aos Estudantes da UERJ
A Direção colegiada do SINTUR-RJ vem a público manifestar seu apoio irrestrito aos estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) que estão em luta pela permanência estudantil e ocupam a reitoria em defesa de seus direitos.
Reconhecemos a legitimidade da mobilização estudantil como uma ferramenta fundamental na construção de uma universidade pública, gratuita, popular e socialmente referenciada. As ações dos estudantes da UERJ são uma expressão legítima da luta por uma educação que atenda às necessidades do povo, e, por isso, nos somamos à reivindicação pela revogação imediata da AEDA 038, que atenta contra a permanência estudantil e agrava as desigualdades sociais dentro do espaço universitário.
A nova medida imposta pela reitoria coloca em risco os direitos de estudantes de baixa renda, negros, LGBTQIA+ e periféricos, que veem na UERJ uma oportunidade crucial para ascensão social e acadêmica. Tal ação é ainda mais grave devido à falta de diálogo da reitoria com a comunidade universitária, desconsiderando as vozes daqueles que mais necessitam de apoio para permanecer e prosperar na universidade.
A permanência estudantil é um direito e uma condição indispensável para garantir que todos os estudantes, especialmente os de origem popular, possam concluir seus estudos com dignidade. Qualquer medida que restrinja esse direito atenta contra os princípios fundamentais que norteiam a educação pública em nosso país.
A ocupação da reitoria pelos estudantes é uma resposta à imposição dessas medidas arbitrárias que impactam diretamente suas vidas e seus futuros. Nos solidarizamos com essa ocupação e exigimos que a reitoria da UERJ e as autoridades competentes abram um canal de diálogo franco e transparente com os estudantes, visando a construção de soluções que atendam às suas justas reivindicações.
Por fim, reiteramos nosso compromisso com a defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade para todos e todas, e nos colocamos à disposição para fortalecer essa luta, que é de todos que acreditam numa educação pública comprometida com a transformação social.
Revogação imediata da AEDA 038!
Em defesa da permanência estudantil!
Todo apoio aos estudantes da UERJ!
Fora Cláudio Castro!!!