CAMPANHA DE COMBATE AO ASSÉDIO MORAL E TODA FORMA DE VIOLÊNCIA NO TRABALHO

Postado: 13/08/2024

O assédio moral é uma conduta abusiva que se manifesta, sobretudo, por meio de comportamentos, palavras, atos, gestos e escritos que geram dano à personalidade, dignidade e/ou à integridade física ou psíquica do agredido (HIRIGOYEN, 2008). Sua prática é intencional e recorrente, devendo ser incansavelmente identificada, denunciada e enfrentada em todas as esferas: institucional, judicial e social (OIT, 2018).
 
O SINTUR-RJ inicia uma Campanha de combate ao assédio moral e a toda forma de violência no trabalho. Você não está sozinho(a); a ação mais eficaz para combater o assédio é coletiva!
 
O assédio moral no trabalho pode se manifestar de diferentes formas: expor o(a) trabalhador(a) a situações vexatórias com gritos e atitudes ameaçadoras; desacreditá-lo(a) e excluí-lo(a) do processo de trabalho; delegar funções além do que a pessoa é capaz de exercer ou, ao contrário, retirar suas funções para gerar isolamento; recolher equipamentos necessários à realização do trabalho, dentre outras.
 
A prática do assédio moral pode envolver questões de gênero, racismo, intolerância à diversidade religiosa, problemas com outras etnias, preconceito em relação à orientação sexual ou conflito geracional. As mulheres, especialmente as negras, são o grupo mais vitimado pelas práticas de assédio moral e violências laborais (OIT, 2022).
 
Vítimas de assédio apresentam quatro vezes mais probabilidade de desenvolverem depressão e o dobro de chances de ficarem estressadas. A pessoa assediada sofre o processo de assédio moral pelas qualidades que possui, não pelas eventuais fragilidades, naturais em todos os seres humanos (SOUZA e DUCATTI, 2017).
 
Você não está sozinho(a); denuncie! Procure o SINTUR-RJ como um espaço de acolhimento, orientação e ação! O Governo disponibiliza a plataforma Fala.Br para receber denúncias e instituiu o Decreto nº 12.122, em 30 de julho de 2024, com o Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação.
 
O SINTUR-RJ sabe que o tema é complexo e delicado, pois envolve a vida do(a) trabalhador(a). Por isso, lançamos esta Campanha para dar visibilidade, trazer informações sobre o tema e, juntos, construir uma política de combate ao assédio moral na UFRRJ.
 
É importante destacar que, apesar da disponibilização da plataforma Fala.Br e da criação do Decreto nº 12.122, em 30 de julho de 2024, com o Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação, estas ações ainda são insuficientes para atender plenamente quem sofre assédio moral ou qualquer tipo de opressão. Por isso, a importância da campanha: Técnico-administrativos exigem respeito. Basta de Assédio Moral na Rural.
 
Diretoria Colegiada do SINTUR-RJ

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS