Dia Mundial do Doador de Sangue
O Dia Mundial do Doador de Sangue está sendo celebrado hoje, dia 14 de junho. A data foi criada em 2004, para celebrar - e incentivar cada vez mais - aqueles que se dispõem a realizar esse ato solidário tão importante para todos.
A doação de sangue tem uma importância fundamental para a saúde pública de todos os cidadãos do mundo. Em situações de emergências ou cirúrgicas, ter o sangue disponível para o paciente é determinante para manter sua vida. Se você está em boas condições de saúde e atende aos requisitos básicos, como ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos, considere ajudar a quem precisa!
Segundo o Ministério da Saúde (MS), atualmente, apenas 1,4% dos brasileiros doam sangue regularmente. A porcentagem indica que a cada 1 mil cidadãos, apenas 14 são doadores regulares no País. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o ideal é que a porcentagem esteja entre 3% e 5%.
A pouca disseminação de informações sobre o processo e as regras da doação é uma das maiores dificuldades da captação de doadores de sangue no País. Por isso, o SINTUR-RJ aproveita essa publicação para destacar cinco fatos sobre a doação de sangue:
1. Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas.
2. É seguro. Todos os materiais utilizados são descartáveis, eliminando qualquer risco de contaminação.
3. É rápido. Depois do processo de triagem, a coleta de sangue leva cerca de 10 minutos.
4. O organismo se regenera após a doação. O plasma é reposto em 15 horas, os glóbulos vermelhos em 4 semanas e o ferro em um período de 8 a 12 semanas.
5. Não há mais restrições para pessoas LGBTQIA+ desde 2020, quando o STF derrubou essa proibição.
Se cada pessoa saudável se comprometer a doar sangue pelo menos duas vezes ao ano, será possível garantir um suprimento adequado para manter os bancos de sangue em níveis satisfatórios.
Lembre-se: Doar sangue é um gesto solidário que demonstra empatia e cuidado com o próximo.
Comando Local de Greve do SINTUR-RJ