Nossa História | Sintur-RJ template
Sintur-Rj
  • Nossa histori
  • Você esta em: Quem somos / Nossa História
  • SINTUR-RJ: desde 1994 na luta

     

    O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (SINTUR-RJ) foi criado por deliberação da categoria no I Congresso da entidade (CONSINTUR), realizado nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 1994.

     

    Contudo, a história da entidade tem suas raízes em 1984, quando foi criada a Associação dos Servidores da Universidade Rural (ASUR). Ela foi formada por companheiros e companheiras que entendiam ser necessário uma organização que defendesse seus interesses.

     

    Em 1993, noss@s companheir@s participaram do Congresso Estadual dos Servidores das Universidades Federais do Rio de Janeiro. Lá, foi instituída a Coordenação Pró-Sindicato, fazendo parte da mesma oito representantes da Rural. Como desdobramento das atividades de organização da base, a ASUR, ao lado de outras associações de técnicos (ASUFRJ, ASUFF e ASUNIRIO), participou da criação de um jornal unificado.

     

    No ano seguinte, já como SINTUR-RJ, o sindicato começou a construir uma trajetória de atuação firme, com presença marcante nas passeatas, atos, plenárias, congressos, mobilizações de luta e greves.

     

    Contabilizando derrotas e vitórias, mas nunca se omitindo, o SINTUR-RJ conquistou o reconhecimento, junto a sua base e nacionalmente, de ser um sindicato autônomo e de luta.