FIQUE LIGADO (A)!

Postado: 04/01/2022

Dose de Reforço

Após ter iniciado, em setembro, a aplicação da terceira dose da vacina contra Covid-19 em idosos e imunossuprimidos, o Brasil expandiu a vacinação com dose adicional e passou, em novembro, a aplicar uma dose de reforço da vacina para toda a população acima de 18 anos.

Por que é necessário aplicar a terceira dose?

Há evidências científicas de que a proteção induzida pelas vacinas cai ao longo do tempo, o que coloca em risco, principalmente, os grupos mais vulneráveis.

Isso significa que a vacina é ineficaz?

NÃO. Estudos científicos e o monitoramento da aplicação das vacinas revelam que os imunizantes contra a Covid-19 são eficazes contra o coronavírus e funcionam contra as variantes já conhecidas.

Pode existir, no entanto, uma queda do nível de proteção vacinal ao longo do tempo.

Quais grupos estão recebendo a terceira dose?

Toda a população acima de 18 anos.

A intenção da pasta é aplicar o reforço em 103 milhões de pessoas até maio.

O reforço será dado só para quem tomou a Coronavac?

NÃO. A dose de reforço vai ser aplicada nos indivíduos elegíveis, que tomaram qualquer um dos imunizantes disponíveis no país.

Qual deve ser o intervalo entre doses?

Para que uma pessoa seja elegível para receber a dose adicional, além de ter mais de 18 anos, é necessário que ela tenha recebido uma segunda dose ou dose única de imunizante há pelo menos QUATRO MESES.

Como funciona para quem recebeu vacina da Janssen?

O Ministério da Saúde anunciou que as pessoas que tomaram a vacina da Janssen, da farmacêutica Johnson & Johnson, precisarão tomar uma segunda dose do imunizante.

A aplicação deverá ser feita dois meses após a primeira dose. O reforço para essas pessoas também será feito quatro meses após o esquema vacinal completo.

Quais vacinas estão sendo usadas?

O Ministério da Saúde disse que há preferência pela vacina da Pfizer, mas também podem ser usadas vacinas da Janssen ou da AstraZeneca.

Deve-se privilegiar ainda, segundo a pasta, a imunização heteróloga, que é feita com um imunizante diferente do que foi aplicado nas primeiras doses.

Fonte: ­CNNBrasil

 

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS