10 de Dezembro - dia de celebrar os Direitos Humano

Postado: 10/12/2021

10 de dezembro é o dia de celebrar os Direitos Humanos

Adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (resolução 217 A III) em 10 de dezembro 1948, e considerada um marco na história, já são mais de 500 traduções, motivo  este de inspiração as constituições de muitos países e democracias recentes.

São 73 anos desde o seu lançamento, fruto da cooperação de representantes de diferentes países e culturas. Com 30 artigos que expressam um ideal comum a ser atingido por todas, todos e todes, como a liberdade, a igualdade, a dignidade, sem distinção de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação.

Essa é mais uma data importante, mais um momento que a direção sindical do SINTUR-RJ enfatiza que é preciso ampliar a defesa dos direitos humanos, principalmente diante desse cenário de extensivos e intermináveis ataques, desmontes, violências à população orquestrados pelo governo federal, onde os mais atingidos são a classe trabalhadora, os pobres, pretos, mulheres e  LGBTQIA+.

É preciso falar todos os dias, toda hora, em todos os espaços: os direitos humanos são a base da democracia e a dignidade humana, principalmente nas situações de maior vulnerabilidade.

Em quase dois anos de pandemia temos que ficar em alerta e reivindicar o direito da população que amarga uma taxa média de desemprego vivida pelo  Brasil de 13,5 desde 2020, o FMI projeta uma taxa média de 13,8% para esse ano (2021), o que faz do Brasil a 4ª maior taxa de desemprego do mundo.

Dia 10 de dezembro é motivo para comemorar e reforçar a importância do Dia Internacional dos Direitos Humanos. Direitos para, todas todos, todes, sem distinções, por favor!

 

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS