SINTUR-RJ INFORMA:

Postado: 25/11/2021

A  393ª Reunião Ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da última quarta-feira, 24/11, iniciou-se com o reitor professor Roberto de Souza Rodrigues pedindo um minuto de silêncio, em respeito às vítimas da COVID-19, em destaque ao falecimento de um aluno vítima da pandemia.

Em seguida como informativo foram apresentadas as listas de obras em andamento e obras licitadas na Rural. O reitor chamou a atenção para a importância das emendas parlamentares destinadas à universidade, ressaltando as que foram aprovadas recentemente – essas aprovações foram informadas por memorando eletrônico.

Os pontos de pauta foram aprovados, quase todos por unanimidade; inicialmente destacamos a adoção de política de integridade de pesquisa na Rural, o representante da categoria, Marcelo Pessoa questionou como é tratada essa questão em outras universidades, sendo informado que a UFRRJ será uma das pioneiras a aderir essa política.

Posteriormente, o conselheiro fez os repasses referentes a última Assembleia Virtual Extraordinária da Categoria realizada no dia 18/11/ pelo SINTUR-RJ que discutiu o retorno ao trabalho presencial e aprovou um posicionamento da categoria a respeito: cobrança de condições mínimas de biossegurança para um retorno seguro à presencialidade, de acordo com o que consta do plano de retomada de atividades presenciais da UFRRJ aprovado no CONSU em 2020; adoção do passaporte vacinal para quem quiser ter acesso às instalações da universidade, ressaltando a necessidade de regulamentação de pôr em prática esta medida; e necessidade de diálogo com a administração central da Rural de questões funcionais relativas ao retorno dos técnicos ao trabalho presencial em sua totalidade, tais como os procedimentos para implementação do ponto eletrônico e a discussão e aprovação da deliberação sobre teletrabalho no CONSU, a ser adotado como modalidade de trabalho para alguns técnicos.

O reitor informou que a administração central da Rural foi recentemente pressionada para implantar de imediato o ponto eletrônico para frequência dos técnicos, mas que teria argumentado que, devido à pandemia, o processo de implementação teve que ser adiado. Como compromisso o Reitor, professor Roberto, assumiu que irá discutir essas questões com a direção do SINTUR; comunicar amplamente e com antecedência o cronograma de implantação do ponto eletrônico, confirmando que inicialmente será adotado em uma fase de testes em 1 ou 2 setores, antes de ser implementado em toda a universidade.

Por fim, o representante dos técnicos no CEPE, Marcelo sugeriu à administração central da UFRRJ entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Seropédica, que recentemente anunciou ter doses da vacina da COVID-19 para aplicação da dose de reforço. Tendo em vista a aplicação da 3º dose em fevereiro de 2022, uma vez que o intervalo entre uma dose e outra são 5 meses e 2ª dose foi aplicada neste campus em setembro de 2021.

 

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS