20 de Outubro: Dia do Poeta

Postado: 20/10/2021

Hoje comemoramos o dia do profissional, que pode (e deve) ser reconhecido como um artista escritor, que usa de sua criatividade, imaginação e sensibilidade para escrever, em versos, as poesias que faz. E o objetivo do SINTUR-RJ é incentivar a leitura, escrita e publicação de obras poéticas nacionais.
 
É costume do SINTUR-RJ encorajar os associados (as), assim como os seguidores (as) das nossas redes sociais para tudo que esteja relacionado a produções voltadas para arte e cultura. Um exemplo foi o dia 10 de outubro de 2018, o SINTUR-RJ organizou um festival de poesia, o evento fazia parte do calendário de luta da Campanha Setembro Amarelo daquele ano, que contou com a participação dos técnico-administrativos Silvio Cesar, lotado na DGV, Alexandre Neves, na ocasião coordenador de Aposentados do nosso sindicato e a técnica -administrativa Ivanilda Reis, também estava como coordenadora geral do SINTUR. Todos apresentaram suas poesias para a comunidade acadêmica. Clique no link para reler a poesia vencedora do festival: Servi dor, Silvio Cesar: https://bityli.com/teJ5Xm
 
Infelizmente o sindicato não tem conhecimento de todos os poetas e poetisas que fazem parte do nosso quadro de associados (as), nem todos se manifestam para além da escrita por puro prazer e hobby. Entretanto, há pouco tempo fomos presenteados com o talento da nossa companheira técnica-Administrativa, administradora, lotada no PROAES/UFRRJ, Lorena Florêncio. 
 
O Tempo Através da Janela, lançado em 10 de setembro de 2021, é o seu primeiro livro de poesia. Lorena também participou da  coletânea de poemas de várias autoras emergentes, lançado em agosto de 2021, "Se Tens um Dom Seja" - volume 3, a 3ª edição dessa antologia conta com 4 volumes. Saiba mais sobre as obras e adquira os livros em: https://abre.ai/sitesp
 
É preciso dar espaço e enaltecer esses artistas que em tempos sombrios nos cedem um pouco de oxigênio através de suas obras de arte. Há séculos as pessoas se emocionam, riem e choram com essas belas produção artísticas, consideradas como uma das Sete Artes Tradicionais.
 
Parabéns aos Poetas e Poetisas!

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS