AGOSTO LILÁS

Postado: 02/08/2021

“Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher,que foi instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016 do Rio Grande do Norte,em 2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
 
Agora em 2021, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3855/20 que instituiu a nível nacional a campanha "Agosto  Lilás" como mês de proteção à mulher a fim de proteção e de conscientizar a população  pelo fim da violência  contra a mulher. Tem  o caráter de  informar as mulheres que sofrem violência, incentivar  a ela e  todos que estão à sua volta e têm conhecimento da violência que uma mulher sofre, a denunciar, e também estimular que sejam solidários e apoiem esta mulher.
 
O projeto prevê que durante esse mês, em todo o País, a União e os Estados e os municípios deverão promover ações de conscientização sobre as formas de violência contra a mulher.
 
Campanha Sinal Vermelho 
 
Para ajudar as mulheres que tem dificuldade de denunciar, foi criada a Campanha Sinal Vermelho. 
 
Esta campanha, Sinal Vermelho foi lançada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A iniciativa tem como foco ajudar mulheres em situação de violência a pedirem ajuda nas farmácias do país. "O objetivo da campanha é oferecer um canal silencioso, permitindo que essas mulheres se identifiquem nesses locais e, a partir daí, sejam ajudadas e tomadas as devidas soluções. É uma atitude relativamente simples, que exige dois gestos apenas: para a vítima, fazer um X nas mãos; para a farmácia, uma ligação", explica a coordenadora do Movimento Permanente de Combate à Violência Doméstica do CNJ, conselheira Maria Cristiana Ziouva.
 
O protocolo é simples: com um "X" vermelho na palma da mão, que pode ser feito com caneta ou mesmo um batom, a vítima sinaliza que está em situação de violência. Com o nome e endereço da mulher em mãos, os atendentes das farmácias e drogarias que aderirem à campanha deverão ligar, imediatamente, para o 190 e reportar a situação. O projeto conta com a parceria de 10 mil farmácias e drogarias em todo o país e já resultou em várias prisões de agressores, apoio psicológico às vítimas e encaminhamento para recomeçarem.
 
Estas datas tem a importância de trazer os temas de opressão para reflexão,mobilização e ações de solidariedade. 
 
Durante todo o mês de agosto o SINTUR-RJ trará dados estatísticos, depoimentos, atividades e ações que tenha como objetivo  enfrentar a violência contra as mulheres. 
 
 Não se omita. 
 Participe! 
 Denuncie! 
 Diga não à violência contra a mulher! 
 
Fonte: Agência Câmara de Notícias 
 
Direção Colegiada do SINTUR-RJ

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS